Harriet Tubman


Seu rosto hoje está estampado nas notas de 20 dólares, porém isso é pouco para homenagear Araminta Ross, conhecida como “Minty”, que mais tarde adotaria o nome de sua mãe Harriet.
“Guiei a Ferrovia Clandestina durante oito anos e posso dizer o que a maioria dos motorneiros não pode afirmar – meu trem jamais descarrilhou e nunca perdi sequer um passageiro
Estas são palavras de Harriet ao se referir as trilhas usadas por ela para levar escravos fugidos do sul dos Estados Unidos para o Norte onde seriam livres, estas trilhas e estradas eram conhecidas como Ferrovia Clandestina.

É necessário que nós, explorados até os dias atuais, e também qualquer um independente da cor de sua pele, etnia, raça ou credo, saibamos que a história da liberdade não foi uma história da “consciência e evolução dos povos que de forma natural tenha surgido com o tempo”, ou tão pouco de um judiciário ou poder político que tenham percebido um erro e decidido mudar as leis. Foi uma história de luta, de dor e sofrimento. Mas felizmente com muitos heróis, heróis estes que precisam ser conhecidos, lembrados, principalmente para ressaltar a importância da luta para a liberdade.

Harriet Tubman foi umas das mais importantes heroínas na luta contra a escravidão, por diversas vezes arriscou a própria vida para libertar outras pessoas, ela é um símbolo de luta, solidariedade e resistência.

O instituto Geledés disponibiliza em seu site de forma aprofundada a biografia dessa guerreira, confira clicando aqui.


Ela combateu na guerra civil norte-americana e além de servir como cozinheira, enfermeira e combatente armada, tornou-se a primeira mulher a liderar uma expedição armada guiando um ataque que libertou mais de 700 escravos.

Após a guerra sua luta não acabou, lutou pelo voto feminino e palestrou sobre a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Ajudou a população negra e as mulheres até o fim de seus dias. Mas seu espirito de luta e resistência nunca ira morrer, enquanto uma só pessoa ainda estiver oprimida, escravizada, estes heróis estarão entre nós, nos guiando para a luta.

A Benção Mama!


Comentários